
A serra meia esquadria é o jeito mais rápido e preciso para se fazer cortes transversais em tábuas e ripas de madeira. Esse guia vai te ajudar a escolher a melhor para sua necessidade.
O que faz uma Serra Meia Esquadria?

De maneira muito simples, ela é uma serra circular fixada em um braço que desce para cortar uma madeira fixa. Também podem ser usadas em outros materiais, mas nesse guia focaremos em madeira.
É ideal para quem precisa cortar tábuas e ripas com muita frequência. Ela é capaz de fazer cortes retos, em ângulo e chanfrados de maneira rápida, prática e precisa.
Definição do Modelo
Você pode considerar muitos fatores na hora da compra, mas para facilitar sua vida, nossa recomendação é começar fazendo 3 definições:
Definição 1 - Braço Fixo vs Braço Telescópico

O braço telescópico consegue avançar a lâmina por uma maior distância. Isso aumenta a largura das peças que você conseguirá cortar. Apenas para te dar uma noção: as de braço fixo mais comuns cortam peças de até 13.5 cm de largura, contra 30.5cm das de braço telescópico.
É fácil identificar visualmente um modelo com braço telescópico, a guia de corte avança para fora da base da ferramenta.
Avalie bem o custo-benefício dessa função, já que isso aumenta o preço da máquina. Pense que você pode usar uma serra de bancada ou serra circular para cortar as peças mais largas.
Definição 2 - Diâmetro da Lâmina
O principal impacto do tamanho da lâmina é na profundidade do corte. Quanto maior for a lâmina mais espessa serão as peças que você conseguirá cortar.
Os modelos mais comuns (e baratos) são de lâmina de 10 polegadas e podem cortar peças de até 9cm de espessura. Se precisar cortar peças mais grossas do que isso recomendamos avaliar os modelos com 12 polegadas de lâmina.
Definição 3 - Inclinação Simples vs Dupla

A inclinação dupla é a capacidade de fazer corte chanfrado para os dois lados. Se o seu modelo só inclina para um lado você precisará inverter a peça a ser cortada em algumas ocasiões.
Essa não é uma situação comum no dia a dia de hobbystas, portanto aqui novamente a recomendação é avaliar bem se o custo adicional vale a pena.
Outras Funções
Agora que você já decidiu o tipo da sua máquina e riscou vários modelos da lista, é hora de comparar os modelos restantes. Listamos aqui algumas informações que podem ser interessantes dependendo da sua necessidade.
Marcações e medidas claras na máquina vão reduzir seu risco de erro. Prefira os modelos com marcação gravada na máquina
Alguns modelos oferecem laser para guiar o corte e-ou luz para iluminar a área que está sendo cortada
Se você precisa de mobilidade, prefira modelos mais leves e portáteis. Existem também os modelos à bateria, que são mais caros que um modelo de tomada
Algumas máquinas já vêm com acessórios (alguns acoplados, outros "de brinde"). O grampo, ou sargento, para segurar as peças que estão sendo cortadas, é um dos mais comuns
Prefira máquinas com posições prefixadas, ou de acesso rápido, nos principais ângulos (ex: 15, 22.5 e 45 graus). Isso tornará sua vida muito mais prática
A potência do motor varia entre 1400 e 1800 W nos principais modelos
O freio elétrico do motor reduz o risco de acidentes ao diminuir o tempo entre você soltar o gatilho e a parada da lâmina
Possibilidade de acoplar aspirador de serragem
Troca rápida de lâmina

Conclusão
A serra meia esquadria não é a primeira ferramenta a se comprar em uma oficina.
Se você não é profissional do ramo, mas chegou a conclusão que precisa de uma, um modelo com braço fixo, inclinação simples e lâmina de 10 polegadas é provavelmente a escolha adequada para seu caso.
Se você ainda não tem certeza se precisa de uma ou não é sempre possível começar com uma caixa meia-esquadria e um serrote até ter uma noção melhor da sua necessidade.
Concorda com o que leu? Tem alguma outra coisa que acha que vale a pena considerar na compra? Nos conte mais nos comentários
Leia mais:
Como escolher a melhor Parafusadeira para comprar
Como escolher a melhor Serra Tico-Tico para comprar
Como escolher a melhor Serra Circular para comprar