Qual a melhor Serra Tico Tico para comprar


Parafuso Coberto

A serra tico tico é muito versátil, por isso é uma das primeiras aquisições de um hobbysta. Existem opções entre 100 e 2000 reais. Aprenda agora a escolher o melhor modelo para suas necessidades.

Está sem tempo agora? Pode pular para o resumo no final do artigo!

O que faz uma Serra Tico Tico?

A serra tico-tico corta através de uma lâmina que sobe e desce em altíssima velocidade.

A sua grande vantagem é a liberdade na direção do corte. Ela é ideal para fazer cortes curvos, circulares e cortes retos mais curtos.

Ela é usada para cortar madeira, mas também é capaz de cortar plásticos e metais. Ela pode até quebrar um galho para cortes retos mais longos, mas não foi feita para isso já que perde em precisão, mesmo usando um gabarito auxiliar.

Se você precisa cortar reto com uma frequência maior é melhor comprar uma serra circular para madeira (que normalmente é mais cara e não tem a flexibilidade de cortes curvos da tico tico).

Funções disponíveis

Existem muitos modelos e funções. Vamos falar dos principais:

Bateria ou com fio?

Os modelos com fio são os mais comuns, são confiáveis e tem bom custo benefício.

Os modelos a bateria são mais caros. Eles são recomendados para quem usa a ferramenta no trabalho e se desloca muito para locais com difícil acesso à energia elétrica.

Se for escolher uma versão à bateria preste atenção no tempo de duração da carga e prefira modelos que trazem uma bateria adicional.

Potência

Quanto mais poderoso o motor mais fácil será para cortar materiais mais duros.

Se você é hobbysta uma máquina com potência a partir de 400W dá conta do recado.

Controle de Velocidade

É a capacidade de trocar a velocidade com que a serra se move. Isso é interessante, por exemplo, para facilitar o trabalho com diferentes materiais. Para metal, por exemplo, é interessante usar uma velocidade mais baixa do que para madeira.

Modelos mais avançados apresentam vários graus de ajuste de velocidade, mas para uso em hobby 3 ou 4 variações já são mais que o suficiente.

Modo Pêndulo (ou Ação Orbital)

Esse modo, quando ativo, faz com que a lâmina não só suba e desça, mas também vá para frente e para trás. Isso aumenta a velocidade do corte e reduz o esforço necessário no trabalho.

Como desvantagem acarreta uma perda de qualidade no acabamento do corte.

Já é comum até nos modelos mais simples e só é indicado para madeiras mais moles. Para outros materiais ou madeiras mais duras use o modo padrão.

Ângulo Ajustável

Possibilidade de inclinar a máquina para poder fazer cortes em ângulo, normalmente até 45º para os dois lados.

Já é uma função comum nas serras novas, até nas mais simples. As mais básicas só tem 3 opções: -45º, 0 e +45º. Para uso profissional as serras mais avançadas oferecem outras opções de ângulo entre 0 e 45º.

Visualização do Corte

A visibilidade do local onde a serra está cortando pode ser facilitada com algumas funções:

  • Luz para iluminar a área do corte

  • Laser para mostrar caminho do corte (não funciona tão bem em ambientes claros)

  • Ventilação na parte da frente para afastar o pó

  • Bocal traseiro para acoplar aspirador de pó

Na nossa opinião nenhuma dessas funções é obrigatória, mas são “bonus” legais para facilitar o trabalho.

Ergonomia

A Ergonomia, ou conforto ao usar, é muito importante principalmente se você vai usar a máquina com uma frequência maior. Alguns fatores a observar:

  • Firmeza na pegada durante o uso

  • Botão de trava do gatilho para você não cansar em trabalhos mais longos

  • Alguns modelos têm funções para reduzir a vibração, mas isso só fica claro com o uso. Máquinas que vibram muito, além de perderem em precisão, cansam mais o operador. Se isso for importante para você busque informações adicionais sobre o modelo em avaliações ou fóruns de usuários

Segurança

Pra fechar, vamos falar de um tema fundamental: a segurança. A serra tico tico pode ser perigosa se não for usada da maneira correta. É preciso tomar cuidado com a lâmina e com as lascas que podem se soltar do material durante o corte.

Procure modelos que tenham uma proteção em volta da lâmina para evitar o contato durante o corte.

Sempre utilize óculos de proteção para se proteger das lascas de material que podem se soltar durante o corte.

Resumo

Antes de comprar a tico tico é importante ter uma ideia de como será seu uso. Algumas funções podem parecer legais mas adicionam um custo alto e podem não compensar para usos mais simples.

Para uso em hobby uma ferramenta com fio a partir de 400W com controle de velocidade é o básico a se buscar na nossa opinião. Outras funções, como ajuste de ângulo e modo pêndulo, são legais, mas vão depender do quanto você está disposto(a) a pagar a mais por isso.

Para uso mais profissional a versão a bateria pode fazer sentido. As versões profissionais começam a partir de 500W de potência. Funções a serem buscadas: controle de velocidade, modo pêndulo, ângulo ajustável, ventilação e iluminação da área de corte, trava no gatilho e controle de vibração.

Concorda com o que leu? Tem alguma outra coisa que acha que vale a pena considerar na compra? Nos conte mais nos comentários

Leia mais:

5 dicas para usar sua furadeira

4 dicas para você parafusar madeira como um marceneiro profissional

Como e quando aplicar Verniz, Tinta, Seladora, Massa ou Fundo na Madeira